onde foi parar nosso tempo?

6 de nov. de 2010

"UM MINUTINHO SÓ...

VOCÊ JÁ PERCEBEU que o futuro vive correndo atrás do tempo com o objetivo de ganhar a corrida? Já percebeu que tudo que se inventa é pra fazer a gente ganhar um tempinho a mais? As fraldas hoje são descartáveis, o achocolatado é instantâneo, a câmera é digital, e o bolo que fazíamos seguindo uma receita cheia de ingredientes já vem pronto, fatiado. A impressora faz você não perder mais tempo com o papel-carbono nem com o branquinho. Ninguém mais engoma roupa, dá corda no relógio, aponta o lápis nem mói carne porque é perda de tempo. O e-mail fez com que voçê não perdesse mais tempo com bloco de carta, caneta, envelope, selo, cola e fila de correio. Com o CD a gente não perde mais tempo virando o disco ou passando uma flanelinha no vinil. A compra pela internet evita que percamos tempo engarrafados no trânsito, na busca por uma vaga, na fila no caixa, esperando o troco, o embrulho pra presente. E com o velcro não perdemos tempo procurando a casa para enfiar o botão. Vou ficando por aqui, porque, pensando bem, não tenho mais tempo a perder."

Do livro " Onde foi parar o nosso tempo? "  de Alberto Villas.




Quando comecei a ler o livro não pensei que gostaria tanto. Claro que o fato de ter vivenciado quase tudo nele descrito me trouxe belas lembranças, mas também porque fatalmente me fiz a mesma pergunta, onde foi parar nosso tempo?

Não tenho nada contra a modernidade, muito pelo contrário, mas na verdade a gente descobre não saber lidar com o tempo que, supostamente ganhamos, e constatamos uma realidade no mínino intrigante...
Tempo é o que menos temos hoje.

Uma leitura leve, interessante, tanto para quem presenciou a era do rádio como para quem nasceu na era digital, tanto que meu filho adorou, mesmo porque a lembrança dele é do primeiro computador que ele mexeu com quatro anos de idade e não das fraldas de pano que eu lavava todos os dias, já tinha fralda descartável na época mas o danadinho era alérgico rs.

Recomendo.



(imagem: Marcelo J Costa)


Comentários:

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Seu comentário é sempre bem vindo!

 
Google Analytics Alternative